CONSULADO GERAL DO BRASIL, BEIRUTE, LÍBANO, CONSULAT GENERAL DU BRESIL
Contato/Contact Us Sitemap HOME Français باللغة العربية English
INFORMAÇÕES BÁSICAS E ATENDIMENTO AO PÚBLICO
NÚCLEO SÍRIA/ ATENDIMENTO ESPECIAL A RESIDENTES NA SÍRIA
SERVIÇOS CONSULARES PARA BRASILEIROS (Instruções e procedimentos)
SERVIÇOS CONSULARES PARA ESTRANGEIROS (vistos, legalizações, etc)
FORMULÁRIOS
OUTRAS INFORMAÇÕES DE INTERESSE GERAL
BRASILEIROS NO MUNDO CRBE - Região IV
CONSELHO DE CIDADÃOS BRASILEIROS (CCB/Beirute)
SERVIÇOS DIRECIONADOS À COMUNIDADE BRASILEIRA NO LÍBANO
AVISOS À COMUNIDADE
PLANTÃO CONSULAR
Join Our Newsletter!
Email Address
 
Horário de atendimento e procedimentos para agendar os serviços consulares
Search

Atenção: a partir de março de 2014, para consultar estas instruções (e quaisquer outras em português), você deverá acessar o seguinte link: http://cgbeirute.itamaraty.gov.br



  

Procedimentos de atendimento ao público:


O atendimento ao público no Consulado-Geral do Brasil em Beirute é efetuado nos seguintes dias: segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira (exceto em dias feriados - veja relação abaixo), de 8h45 às 14h00, mediante agendamento prévio de horário para a prestação de todos os serviços consulares. Para acessar o sitema de agendamento “on-line”, clique aqui e siga as instruções que surgirão nas janelas subsequentes. As quartas-feiras estão reservadas unicamente ao processamento interno de documentos, sem abertura das portas ao público

Com vistas a otimizar o fluxo de público, documentos já processados (e/ou solicitados antes da adoção do sistema de agendamento “on-line”)  apenas poderão ser recolhidos entre 14h00 e 14h30, sem a necessidade da retirada de senhas, também nos dias de abertura ao público.

O atendimento telefônico - apenas para questões emergenciais ou para o esclarecimento de dúvidas sobre tópicos que efetivamente não constem das instruções no presente sítio eletrônico - é assegurado no horário compreendido entre 14h00 e 14h30. Números para contato: +9611-490 401/2/3 (vide, também, informação mais abaixo).

Importante: antes de comparecer ao Consulado-Geral, e com o intuito de serem evitados deslocamentos desnecessários, recomenda-se ao público verificar na página inicial do presente sítio eletrônico (''
home'') informações sobre eventuais fechamentos extraordinários desta Repartição ou as datas festivas regurlarmente observadas, assinaladas logo abaixo.

Observação: Casos de comprovada urgência (doenças, falecimentos, compromissos acadêmicos e profissionais inadiáveis, etc) e excepcionais (integrantes de Missões governamentais) poderão ser tratados de forma presencial no Consulado-Geral, sem a necessidade de agendamento prévio de horário, desde que comprovados de forma documental. Tome ciência de que apenas serão abertas exceções para situações muito excepcionais como as acima enumeradas.


Feriados regulares:

Descrição do Feriado

Data 


Ano Novo


1º de janeiro


Festa de São Maron


9 de fevereiro


Aniversário do Profeta



Dia da Anunciação


25 de março


Paixão de Cristo

Segunda-Feira de Páscoa

Dia Internacional do Trabalhador

Libertação do Sul do Líbano


**

** 

1º de maio

25 de maio


Assunção da Nossa Senhora


15 de agosto 


Dia da Independência do Brasil


7 de setembro 


El Feter 


*


El Adha


*


Dia da Independência do Líbano


22 de novembro 


Ano Novo Islâmico (Hégira)



Achoura


*


Natal


25 de dezembro



Datas móveis islâmicas, a serem confirmadas por autoridades religiosas locais, de acordo com o calendário lunar. 

**  Datas móveis cristãs, comemoradas pelas comunidades católica e maronita, assim como pela comunidade greco-ortodoxa, geralmente em semanas distintas. 

 OS
 FERIADOS EXCEPCIONAIS SERÃO ANUNCIADOS NA PÁGINA INICIAL (Home).  

 Horário local em Beirute:



Normas de acesso à sala de atendimento ao público:

Por motivo de segurança, recorda-se ao público consular da proibição de ingressar na área de atendimento do Consulado-Geral do Brasil em Beirute de posse de aparelhos de telefonia móvel.

Da mesma forma, e com o intuito de melhor acolher o público na sala de atendimento, será apenas permitido o acesso de um acompanhante para cada pessoa que efetivemente necessite de requerer serviços de natureza consular, observadas exceções a crianças, idosos e portadores de deficiência física.

Ainda de acordo com a legislação vigente no Brasil (Lei nr. 10.048/2000), idosos (acima de 60 anos de idade), gestantes, mães com crianças de colo e portadores de deficiência física terão atendimento prioritário garantido. Faz-se necessário, contudo, indicar aos agentes de segurança do Consulado-Geral tais condições especiais para que o atendente consular possa dar prioridade no atendimento.


NOTE BEM: Para evitar mal-entendidos, o Consulado-Geral não presta qualquer informação por telefone. Os funcionários são treinados para atender o público com cordialidade e eficiência. Da mesma forma, espera-se do público consular tratamento recíproco na interlocução com o Consulado-Geral. Eventuais abusos serão objeto de investigação.


Norma do Serviço Consular e Jurídico sobre atendimento ao público:

 

Transcrição da Norma nr. 2.1.29 do Manual Consular e Jurídico:  “Na ocorrência de desacato, havendo concordância da Chefia do Posto ou do Setor Consular, o funcionário consular poderá negar-se a atender o consulente e, se for o caso, tentar convencê-lo a retirar-se  da Repartição Consular. A critério do chefe do Posto, poderá ser exigido que o consulente assine termo de retratação como condição para ser atendido futuramente na Repartição Consular.




Como chegar ao Consulado-Geral:



Link para mapa virtual Bing


Link para mapa virtual Google



© 2007/2014 - CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM BEIRUTE